A PALESTRA - O POETA

EMOCIONA, DIVERTE E ENSINA 
XAMPU POESIA SONORA


COM POETA 
EUCAJUS EUGÊNIO
Nossos 1200 alunos do ensino médio ficaram completamente hipnotizados com as palavras do poeta Eucajus. O inacreditável é que tais palavras versavam sobre valores éticos e morais, temas sabidamente enfadonhos pra essa clientela (limites, violência, drogas, família, ecologia, regras, auto-estima, desafios, relacionamentos...).

"O cara é show! A palestra foi Show! Excelente! Muito bom! Diziam mestres, alunos e funcionários ao final da palestra.

Sinceramente o sucesso da atividade ficou acima das nossas expectativas, se tornando o destaque na programação em comemoração ao Dia do Estudante. Ora através do silêncio contagiante, ora através do humor, o poeta transmitiu uma áurea de imensas possibilidades que se tornou objeto de pensamento e reflexão de alunos, professores e funcionários dessa escola.

Competente, talentoso e carismático, Eucajus emocionou, divertiu e agregou valor em nossas vidas; provando que a lógica do sensível é capaz de explicar e expressar o sentimento e a compreensão do homem no mundo.

Assim, deixo aqui minha recomendação a todo educandário interessado em trabalhar verdadeiramente "valores" pertinentes a realidade da sociedade atual.

Diretora Leila Macuco
Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendonza
Caxias do Sul - RS - 18/08/2010



Modos de ser, fazer e ter, faz com que o ser humano se torne cada vez mais sem domínio de si. Desprezar, denegrir, violentar, agredir, destruir a estrutura psíquica de outra pessoa; são formas de comportamento que faz parte de uma realidade muitas vezes camuflada e negada em ambientes sociais, desencadeando o distanciamento de valores éticos transcendentais e causando conflitos e tragédias que traumatizam comunidades.

Apesar de bons estímulos e intervenções educacionais na construção de uma sociedade mais solidária e humanitária, a “falta de limites” dos alunos continua sendo um desafio e a queixa constante de professores de escolas rurais e urbanas. A razão e o entendimento de tanta recusa às regras, é um enigma cuja resposta tem se limitado aos novos tempos.

No entanto, tal questão escancara a necessidade de abordagens mais amplas na compreensão do desenvolvimento moral e, consequentemente, de novas decorrências pedagógicas para promovê-lo. Tendo como base o comportamento em descompasso, visto que tais alunos conhecem as regras e são capazes de explicar o que é certo e o que é errado, o não agir de acordo com este conhecimento, deixa evidente que a coerência entre julgamentos e ações não se baseiam somente na capacidade de compreender regras e realizar juízos morais sofisticados. As dimensões envolvidas nesse aspecto do desenvolvimento humano, estão relacionadas a uma conscientização efetiva e afetiva de que tais saberes fazem parte de valores necessários ao cotidiano da escola e da sociedade.

Embora não sejam claramente ligadas à moral, as virtudes apontam a direção do desenvolvimento afetivo, uma vez que pensar os aspectos admiráveis em outrem implica descentração, observação e hierarquização de valores que ampliam ações direcionadas para o bem de uma coletividade.

Acreditando que o aluno precisa, e é capaz de compreender a moral em seus princípios, não apenas decorar regras e temer punições, Eucajus trabalha nas dimensões afetivas e cognitivas que fazem parte das suas relações e interações sociais (Descriminação social, racial, sexual e etárial; violência, família, ecologia, drogas, desafios, relacionamento amoroso...). Ou seja, explorar atitudes voltadas ao crescimento pessoal, porque a sociedade de qualquer época, requer indivíduos que tenham domínio dos seus atos e responsabilidades.

A palestra Xampu Poesia Sonora é uma atividade pedagógica que coloca em jogo temas e virtudes que mobilizam o questionamento espontâneo dos alunos sobre atitudes vinculadas as boas práticas de convivência. Com muito humor e a profundidade necessária a cada faixa etária, o poeta vai pontuando, personalizando e implicitamente propondo a formação de um código de convivência escolar que seja capaz de conciliar direitos individuais com responsabilidades interpessoais e coletivas.

Os afetos, são a energia de ações responsáveis por interesses e metas, impulsionando sujeitos a construírem saberes cada vez mais complexos.” Piaget


Competente, carismático e criativo, o poeta Eucajus possui cursos de Aprendizagem Significativa, Educação Brasileira, Projetos Educacionais e Interdisciplinares do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul e o currículo de 1600 apresentações no RS, SC e PR, que atestam a palestra Xampu Poesia Sonora como atividade de alto valor pedagógico.